Notícia

Confira atualizações do mercado

Quantos tijolos vai precisar a sua construção?

Quantos tijolos você vai gastar na sua construção?

Provavelmente você já pensou em quantos tijolos vai precisar para começar a levantar aquela primeira parede na construção ou reforma, aliás, essa é uma das matérias-primas essenciais e errar na quantidade de uso é significado de perda de material e dinheiro, não é mesmo?

Então vamos lá!

Sabemos que há diversos tipos de tijolos, cada um com suas características adequadas para o que você precisa.
Bom, o primeiro passo é saber quais as medidas do tipo de tijolo optado. Vamos pegar aqui como exemplo aqueles tijolos com oito furinhos e na seguinte posição.

A maneira mais fácil de calcular a quantidade aproximada de tijolos de uma parede a ser levantada é saber quais as medidas (altura e comprimento) ela terá, com a sua planta nas mãos é possível ter com mais clareza esse valor, então vamos lá, pegue a planta.
Observe as medidas das paredes na planta, some todas. Para facilitar anote do ladinho o total.
Supondo que um tijolo tem 19 cm de comprimento + 1 cm para o cimento que vem entre junção desses tijolos temos então um quadrado de 20 cm, certo?
Próximo passo, para 1 metro de parede construída é necessário
5 tijolos + argamassa (afinal, 20 cm x 5 = 1 m). Sabemos que para levantar uma parede além do comprimento desta, também é preciso saber a altura.

Pense em um quadrado com cinco tijolos por lado, sabemos que para calcular a área deste quadrado temos que fazer 5 x 5 = 25 m². Logo, 1 m² de parede a gente precisa de 25 tijolos.
Seguindo essa lógica dê uma olhada na sua planta e veja as medidas das suas paredes. Se 1 m² gasta 25, 10 m² gasta 250 e assim por diante 🙂
Vale lembrar que esse cálculo serve como uma base para tirar da quantidade consumida e amenizar a possibilidade de erro (até porque errar com 50 tijolos é uma coisa, agora errar com 1 milheiro).

CURIOSIDADE: você sabia que tijolos queimados ajudam na redução da umidade das paredes? Isso se deve ao processo que ele passa no momento da sua fabricação 😀

Gostou da dica? Então compartilhe com a gente suas dúvidas, críticas e sugestões nas nossas redes sociais que vamos responder e trabalhar para criar conteúdos como esse e outros nas próximas semanas <3

Designer, produtora de conteúdo e fotografa.