Notícia

Confira atualizações do mercado

Prateleiras X Armários: veja o que cai bem em cada espaço da sua casa

Sabe aqueles pertences que estimamos ou que são momentaneamente importantes e que necessitam ser armazenados? Pois é,  é  aí que entra em cena o armário, este móvel que torna o nosso dia-a-dia muito mais prático com uma sensação de maior organização. hoje, separamos alguns tipos de armários com algo em comum: a  funcionalidade e a otimização do espaço no qual estão inseridos.

Armários inferiores
A otimização do espaço começa na organização do layout. Portanto é preciso definir como o espaço será preenchido com o mobiliário. A melhor maneira de salvar centímetros ou metros preciosos é ocupar as laterais e explorar toda a sua dimensão, do chão ao teto.
Em caso de paredes com janelas ou paredes baixas, como no caso de uma bancada por exemplo, opte por armários baixos que não interferem na vista para o exterior. Afinal, uma parede com uma ou mais janelas pode dificultar a colocação de um armário, que bloqueia a vista.

Prateleiras suspensas
Uma prateleira de livros pode ocupar muito espaço e uma ótima solução eficiente para armazenar objetos pessoais, como livros, é empregar prateleiras suspensas, que servem para armazenar quase tudo e liberam toda a área do cômodo. Pense nisto. Além disso você pode usar objetos decorativos, um vaso com plantas,  para dar um ar mais descontraído no ambiente.

Armários suspensos
A dica anterior, vale também para armários suspensos, que não ocupam espaço nenhum e proporcionam maior área de armazenamento. Sim, estamos acostumados com armários suspensos na cozinha, mas não existe uma regra fechada que diz que armários suspensos ficam legal apenas na cozinha, em outros ambientes ele também caí bem e substituem legal a as prateleiras 😉

Armários embutidos em nichos
Quantas vezes você já se deparou com nichos em um cômodo, aquelas caixas-e-mais-caixas nas paredes ou entre parede e pilar, que são difíceis de entender qual a sua verdadeira função. Porém, com soluções em marcenaria, é possível criar um armário personalizado e prático, preenchendo esses pequenos espaços e ganhando mais espaço para armazenar seus pertences. Que tal organizar aquela baguncinha e partir pra ação 😉

DIY: prateleiras metálicas
Dependendo da situação, a solução para contornar a falta de espaço ou até mesmo orçamento virá de você mesmo. O faça você mesmo é uma prática na qual os próprios usuários executam suas ideias, e isso aqui não falta 😉 Partindo deste pressuposto, você pode adquirir prateleiras metálicas, leves e de fácil montagem, e montar a sua própria prateleira, você ainda pode optar pela distância entre uma prateleira da outra, sem contar que a mudança dessa prateleira de lugar é mais fácil.

Armários embutidos na escada
O espaço debaixo da escada costuma ser uma área perdida e sem uso. Uma dica para aproveitar melhor este espaço é mobiliá-lo com armários. Você pode optar por um móvel planejado, eles agregam muita funcionalidade e dão mais sofisticação ao ambiente.

@andreasantdos Designer, produtora de conteúdo e fotográfa