Notícia

Confira atualizações do mercado

Boas características de terrenos para investimento

Boas características de terrenos para investimento

Listamos 4 orientações para levar em conta na hora de comprar terrenos em Fazenda Rio Grande para construir sua casa

Antes de comprar um terreno, seja para morar ou investir, é preciso ter atenção a alguns detalhes muito importantes que podem fazer a diferença para se tornar um bom negócio. Já falamos sobre a necessidade de consultar a documentação com os órgãos responsáveis, da localização – de preferência, em cidades de grande potencial como Fazenda Rio Grande –, da incidência do sol, posição no loteamento, entre outros detalhes. Mas quais características do terreno e solo devem ser levadas em conta?

 

O tipo de solo

Realizar estudos de solo (ou buscar investigações sobre aquela região por órgãos ou instituições de ensino) podem indicar a necessidade de mais investimentos ou de uma fundação mais profunda a fim de dar segurança às construções. O seu corretor pode ter mais informações a esse respeito – por isso, ao investir fora de uma grande capital, busque uma empresa com conhecimento local.

No entanto, a atenção a pequenos detalhes pode te auxiliar a compreender o tipo de solo, como, por exemplo, a proximidade de rios, cursos d’água ou córregos vão aumentar os custos de fundação – solos arenosos e com muitas pedras também exigem mais cuidados. Na dúvida, não hesite em perguntar: seus vizinhos ou outros investidores podem dar mais detalhes sobre quais soluções adotaram em suas áreas.

Topografia

Ter um terreno com aclive ou declive não é necessariamente negativo – é possível pensar em um projeto que valorize as características naturais. Via de regra, é necessário fazer uma conta para avaliar o negócio: o valor menor de um terreno com aclive ou declive compensa o investimento para adequá-lo? Se você pensa em investimento simples, buscar uma área sem desníveis claros pode ser uma solução mais prática, já que não há a necessidade de obras para corrigir a situação, evitando a aplicação de recursos.

Vocação do terreno

Você percebe que aquela área tem características para se tornar uma região industrial ou vai ser residencial? Geralmente, os Planos Diretores e os zoneamentos dos municípios dão indicativos dessa característica. Com isso, é possível determinar possíveis públicos-alvo para o seu negócio e compreender os demais possíveis.

Recuos obrigatórios

As leis de Ocupação do Solo determinam quais são os recuos obrigatórios por lei, já que não é possível ocupar toda a área para uma construção – lembre-se sempre disso ao buscar um terreno de esquina. Nesse sentido, terrenos com largura mais ampla se tornam mais interessantes para investidores, já que carregam maior potencial construtivo e, consequentemente, aumentam as chances de venda. Dica: tenha cuidado com áreas muito estreitas e os famosos terrenos 5×30.

A Imobiliária Almirante disponibiliza uma série de terrenos em Fazenda Rio Grande, com variadas características. Acesse o site:

www.imobiliariaalmirante.com.br

ou

Entre em contato pelo nosso Fale Conosco:

(41) 3604-5577

(41) 3604-5570

(41) 9.9896-0505 (TIM e Whatsapp).

(41) 9.9599-4133 (TIM e Whatsapp).